5 PERGUNTAS ESSENCIAIS PARA RESPONDER EM TEMPOS DE CRISE

Tudo começou em dezembro de 2019, onde o primeiro caso de COVID – 19 foi registrado em território chinês, três meses depois a Organização Mundial de Saúde declarou o início de uma nova pandemia.

Com a chegada do novo coronavírus ao Brasil, medidas emergenciais foram decretadas como o isolamento social, afim de conter a propagação da doença. Seus efeitos ultrapassam a esfera psicossocial e atinge em cheio o mercado, que enfrenta grande instabilidade neste momento delicado, fatos que tem modificado os meios de produção e consumo de inúmeras redes de negócios.  

Este cenário indica consequências graves para a economia mundial. Segundo a organização Internacional do trabalho a pandemia pode deixar 25 milhões de pessoas desempregadas e alastrar a pobreza no mundo, com uma perda de renda para os trabalhadores de US$ 3,4 trilhões em 2020. O impacto no PIB mundial será de US$ 2 trilhões, imergindo a economia mundial em uma recessão.

Mas, a pergunta que não quer calar – Como sobreviver sem o faturamento que já estava previsto? Calma, especialistas afirmam que é possível atravessar a crise sem “quebrar” e é exatamente por isso que hoje vamos conversar sobre como evitar e remediar possíveis danos ao seu negócio.

Afinal, como disse Darwin “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.

Atenção, as perguntas a seguir são cruciais para refletirmos se estamos realmente preparados para enfrentar a crise que virá:

  1. Você tem um canal de vendas 100% digital?

Com o isolamento social, ficou evidente a importância de ter uma operação virtual, seja para a produção da sua empresa como um todo, seja para vendas e marketing. Aqueles que estão inseridos nessa realidade saíram na frente e apesar das mudanças drásticas, conseguiram manter a produtividade do time.

Segundo a Abcomm, devido as mudanças comportamentais não desejadas atreladas a disseminação do coronavírus e o amadurecimento do setor de e-commerce como um todo, existe a real possibilidade deste crescimento ser ainda maior que o previsto, 18% em 2020.

Pois, para a prevenção da doença, as pessoas ficarão mais em casa e buscarão realizar suas compras online, afim de evitar locais públicos. Além disso muitos consumidores que ainda tinham preconceitos com delivery e compras online, se darão a chance de experimentar este meio.

2. Você consegue manter seu público engajado mesmo sem vender?

O que retém a atenção do seu lead? CONTEÚDO! Isso mesmo, simples e direto. Se o marketing de conteúdo não faz parte de suas estratégias de marketing, acredito que está mais do que na hora de reconsiderar.

Fornecer informações relevantes e valiosas para atrair, encantar e vender tem se mostrado o melhor método de vendas digital.

Contextualizando, devido a emergente crise, empresas que comercializam produtos de alto valor agregado sentiram mais profundamente os efeitos da recessão, mas não desanime é importante ter em mente que cada lead e cliente são fontes de futuros negócios e por isso é imprescindível mantê-los sempre engajados

3. Você tem fluxo de caixa para suportar a queda? Se não tem, já foi ao banco solicitar crédito?

A primeira medida a ser tomada pelo bem da saúde de sua empresa é fazer o levantamento de todas as despesas e receitas dos próximos meses. Classifique por tipos de despesas e priorize os gastos fixos, optando por enxugar os variáveis. Se você tiver em mente o que vai precisar gastar, ficará mais fácil renegociar pagamentos.

60 dias é o tempo pelo qual os bancos poderão prorrogar as dívidas dos clientes, anunciado nesta semana pela Febraban, também há a ampliação da oferta de créditos especiais para empresários. Procure pelos menores juros e as maiores carências para o início do pagamento.

O governo federal comunicou um pacote de medidas com objetivos de mitigar os danos causados pela pandemia. Entre as medidas estão a prorrogação para o pagamento dos tributos federais no âmbito Simples. Os pagamentos de abril, maio e junho estão sendo adiados para outubro, novembro e dezembro, respectivamente.

4. Quais são as medidas administrativas cabíveis no seu negócio?

Em tempos de instabilidade e recessão é inevitável a redução de custos, é válido tentar renegociar contratos com terceiros, aluguel, minimizar contas de energia, entre outras medidas para conter o caixa.

Antecipar férias é uma saída viável, sem conseguir produzir e também para evitar o contágio entre os colaboradores, algumas empresas tem antecipado férias coletivas é seguro e pragmático.

Utilizar banco de horas, se viável acordar com o sindicato a criação de um banco de horas, para compensar quando retomar as atividades.

5. Você está apto?

É importante capacitar-se, buscar novos meios de gerir seu negócio da forma mais produtiva possível. Observe atentamente o mercado, as tendências e também seus concorrentes, a melhor estratégia é estar sempre um passo à frente para que haja tempo de executar as adaptações necessárias para o sucesso.

Esperamos passar por essa turbulência juntos e sairmos dela ainda mais fortes!

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