Black Friday do ponto de vista de Gestão/Estratégia

A Black Friday sempre foi um data festiva para os consumidores e varejistas. Os famosos descontos são aplicados na última sexta feira do mês de novembro. 

Para o varejo esse dia é a luz no fim do túnel para sair das dificuldades passadas no decorrer do ano.

Não à toa que a data é responsável pela maior parte de gastos de consumo do ano.

Com a Energia Solar não é diferente, descontos e promoções podem ser aplicados para capturar maior volume de clientes para as integradoras.

Entretanto, nesse ano cheio de desafios e dúvidas também foi afetada a expectativa para a Black Friday de 2020, sem dúvidas a data terá uma aparência bem diferente.

Black Friday e o momento atual

Dados apurados pelo Google mostram que a intenção de compra para esse ano foi afetada conforme as motivações dos consumidores. Esse dado obviamente tem relação direta com a crise do Coronavírus.

A pesquisa apurada em setembro mostrou que o interesse de compra na Black Friday caiu 8 pontos percentuais com muitas variações na intenção das pessoas em relação ao ano passado.

A certeza que as pessoas tinham e comprar diminui consideravelmente, enquanto a dúvida e incerteza se sobressaíram. Isso significa que é impossível apurar informações mais concretas? 

Pelo contrário, por mais que tenha tido uma oscilação nos interesses das pessoas, o ano de 2020 ainda é responsável por novos comportamentos. Estou falando do meio online e digital.

A procura digital por produtos + black friday aumentou consideravelmente nos últimos meses, chegando a recordes históricos em alguns nichos

Dados Black Friday Setembro

Além disso, a quantidade de pessoas que irão optar pelo primeiro contato online aumentou 7% em relação ao ano passado, 62% delas começam a pesquisas com antecedência de 1 mês ou mais, 41% já começaram a pesquisar no mês de setembro.

Ou seja, mesmo com a pandemia o cenário ainda é positivo para os varejistas e consumidores.

Estratégias para aproveitar a Black Friday 2020

Independente do momento que sua empresa está, já deu pra perceber que o foco deste ano será o digital.

Veja a seguir estratégias que podem melhorar o desempenho das suas vendas no dia e quais fazem sentido aplicar ao seu negócio.

Revise suas campanhas

Revise a ajuste suas campanhas no Google e Facebook Ads para garantir assertividade em seu público alvo na Black Friday. Você mudar coisas como:

  1. Configurações de tags de remarketing e conversão
  1. Listas de Público alvo
  1. Utilizar extensão de promoção própria de Black Friday para anúncios no Google
  1. Fazer uso do plugin Merchant Center para competitividade de preço na rede de pesquisa

Capte leads previamente

Como vimos no início, grande parte já começaram a procurar sobre seus respectivos interesses de compra na Black Friday.

Captar leads antes do grande dia aumenta expressivamente a possibilidade de venda na data dos descontos, por isso crie uma campanhas voltadas a gerar tráfego em landing pages sobre a data para ontem!

Dessa forma, sua empresa consegue marcar o usuário para remarketing ou obter dados para envio de ofertas da Black Friday antecipadamente. Também é possível que você chame o cliente para o um a um antes mesmo da data. Mas lembre-se de oferecer algo em troca, como desconto se for atendido agora pelo vendedor, entre outros.

Melhore a entrega

Os critérios de escolha mais relevantes listados pelo Google esse ano são:

  1. Preço

Apenas a essência da Black Friday, ofereça preços incríveis a seus clientes, mostre que esse é o melhor momento do ano para ele adquirir Energia Solar em sua vida pelo melhor preço. Alinhe seus vendedores e a campanha de marketing para tal objetivo.

  1. Parcelamento

Por consequências da diminuição de renda mensal do brasileiro, as pessoas estão muito mais abertas a parcelas maiores, por isso ofereça as melhores opções de parcelamento do kit fotovoltaico aos seus clientes.

  1. Vendedores

Treine bem seus vendedores para a Black Friday, com isso eu quero dizer deixe claro todos os descontos possíveis que o vendedor poderá fazer e não acabar dando um tiro no pé prometendo o impossível e tornando a experiência do cliente desagradável.

Planeje os descontos

O meio de energia solar não é tão fácil para aplicar a Black Friday, ainda mais porque os descontos não dependem apenas das empresas, mas sim das distribuidoras.

Por isso, fale com seus fornecedores previamente para adquirir preços mais baratos, podendo passar descontos ao cliente sem complicar a operação.

Por outro lado, quando se trata de Energia Solar na Black Friday, as promoções não se limitam apenas a descontos, você pode oferecer manutenções grátis ao sistema fotovoltaico por exemplo. Seja criativo nesse momento.

Crie expectativa

Por último, crie expectativa em seus clientes para a Black Friday, aqueça sua audiência com todos os recursos possíveis e nunca deixe para falar da Black Friday um dia antes dela acontecer!

Saiba mais em: 5 dicas para criar anúncios de energia solar