Porque a energia solar pode ajudar o Brasil a superar a crise?

Em meio à crise causada pela pandemia do novo Coronavírus surgem algumas soluções e notícias positivas para o mercado de energia solar que merecem ser comemoradas. Até porque, muito mais do que apenas ser positiva para o segmento para o Brasil se recuperar no pós crise!

O Brasil é um dos países com maior potencial para geração de energia solar, energia limpa e renovável. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o país recebe cerca de 2.200 horas anuais de insolação. volume equivalente a 15 trilhões de megawatts.

Mas, o que isso tem a ver com a recuperação do pós crise? Tudo, confira isso e muito mais na notícia: 

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Brasil registra a marca de 5 GW de potência operacional em usinas de grande porte, e também pequenos e médio produtores de energia (que inclui pequenas e médias empresas e residências).

Atualmente no país existem mais de 15 mil empresas fornecedoras de energia solar, com mais um capital aproximado de R$ 26,8 bilhões em novos investimentos privados. Devido a alta demanda, o segmento gera cerca de 130 mil postos de trabalho. 

Leia também: Transforme suas oportunidades em clientes

A partir de uma análise histórica de crises, é possível identificar que nos momentos que o Brasil apresentou quedas o setor de energia solar continuou em crescimento, consequentemente auxiliando o país da fase de recuperação.

A lógica é simples: Quanto maior procura por um determinado produto/serviço, maior também é a necessidade de mão de obra em diversos níveis. Dessa forma, são gerados postos de trabalho e distribuição de renda para fazer a economia continuar rodando. 

Ainda que o segmento de energia solar seja uma gigante, considerando os dados, há uma grande fatia de mercado a ser explorado. Principalmente em relação à produção de energia solar em residências. Em dados atuais existem cerca de 84,4 milhões de consumidores de energia elétrica e apenas 0,3% utilizam energia fotovoltaica.

Conclusão

Embora o setor de energia solar apresenta números gigantes, esse ainda é um mercado de grande expansão no Brasil. Característica que fomenta a economia e gera empregos num momento delicado para o país e para o mundo. 

Saiba mais: 5 PERGUNTAS ESSENCIAIS PARA RESPONDER EM TEMPOS DE CRISE

Esse é momento de você investir em sua empresa para conquistar cada vez mais espaço nesse mercado em crescimento. Conheça o App SafeLeads e comece a realizar uma gestão eficaz de vendas.