Você já reparou em seu comportamento como consumidor ou o do seus clientes? Cada etapa na decisão de compra? Não?!
Realmente são hábitos muitas vezes automáticos, mas, na perspectiva de um bom empreendedor são informações valiosas. Por isso, neste artigo vou te mostrar que informações são estas, como identificá-las e utilizá-las a seu favor.
A este processo de venda denominamos como a JORNADA DE COMPRA, é isso mesmo, como se o lead (entenda o que é um lead clicando aqui) estivesse passando por fases junto a sua empresa, até que no final de sua viagem ele se torne seu cliente.
A jornada irá auxiliar seu time a identificar em qual estágio de consumo o lead se encontra. Monitorando estes hábitos é possível traçar um padrão e compreender qual é o modo mais efetivo para fechar negócio.
Este trabalho é um esforço conjunto das equipes de marketing na produção de conteúdos para cada fase e comercial auxiliando na estruturação da jornada e abordagem de venda afinada com o marketing.
Agora vamos percorrer este fluxo de vendas juntos e compreender as suas aplicabilidades para seu negócio.
Nossa primeira fase é o APRENDIZADO e DESCOBERTA. Aqui o consumidor ainda não sabe bem ao certo que tem o problema ou a necessidade, ele ainda está sendo desperto sobre o assunto. Neste início o ideal é produzir ações de marketing que capturem a atenção dele.
Um passo adiante temos a fase de RECONHECIMENTO DO PROBLEMA, onde nosso objetivo é gerar a necessidade de ter o seu produto/serviço. Pois é nessa fase que ele percebe que tem o “problema” ou encontrou uma boa oportunidade.
Seguindo em nossa jornada temos a CONSIDERAÇÃO DE COMPRA, seu lead já está em pesquisa, já encontrou algumas soluções e está avaliando suas opções. Nesta fase é importante que você enfatize para seu lead que você é a melhor opção para ele e gere uma certa urgência. Assim ele avançará na jornada.
E por fim chegamos ao ápice a DECISÃO DE COMPRA. Aqui é campo de batalha, mostre seus diferenciais, vantagens e que você é a escolha certa! Nesta fase você precisa engajar o time de vendas, aqui eles têm o poder de persuasão em sua máxima eficácia.
Agora vamos verificar se os conceitos de fluxo de vendas acima ficaram claros, leia os estudos de caso abaixo e identifique em que fase o lead está!
Acertou todas? Espero que sim!
Agora que já entendemos um pouco mais na prática o que seriam as fases da jornada, vamos falar sobre gerenciamento: Você sabe por onde começar o gerenciamento dos leads na jornada de compra? ou seja cuidar das suas oportunidades de negócio? Este é o questionamento de muitos integradores, como faço isso? Por onde começo?
Nós do Safe Leads respondemos este e outros grandes questionamentos deste mercado na INTERSOLAR 2019 com uma palestra muito esclarecedora, clique aqui para assistir e entender melhor como maximizar suas vendas e otimizar a performance do seu time.