O que é um lead? E como ele pode alavancar minhas vendas de Energia Solar?

Oportunidades de Negócios!

Depois de muitos questionamentos ao apresentarmos o Safeleads, notamos que há um certo desconhecimento e equívoco quando abordamos conceitos como “leads. Pensando nisso decidimos elaborar materiais educativos para que as dúvidas vão embora e deem lugar a muito conhecimento e estratégias de negócio, então bora lá.

O lead é um potencial, alguém que já demonstrou interesse sobre seu negócio e produto, que provavelmente gostaria de ouvir mais sobre como sua empresa pode solucionar seu problema, tanto em termos de conhecimento quanto sobre ofertas de produtos/serviços.

Mas como esse interesse é demonstrado?

Geralmente, isso acontece por meio do preenchimento de informações por parte do usuário em um formulário para receber uma oferta de valor. Informação que pode ser um conteúdo, avaliação, pedidos sobre produto/serviço ou para assinar sua newsletter (novidades em primeira mão).

Vamos lá, nossa empresa hipotética XZSOLAR investe em campanhas de marketing em suas redes sociais Facebook, Instagram e LinkedIn. Nesse contexto cada usuário (pessoa física ou jurídica) que clique no botão “Quero Orçamento” e preencha suas informações de contato, está disposta a saber mais sobre o produto e serviço que a XZSOLAR tem a oferecer. A partir deste processo classificamos este usuário como LEAD ou seja uma oportunidade de negócio.

Por meio destes dados valiosos o time de vendas da XZSOLAR deve estar engajado em responder o mais rápido possível e usar o tempo a seu favor, como assim? o tempo de resposta pode definir o fechamento de um contrato ou não ou ainda comentários negativos sobre a empresa. Pesquisas sobre a experiência de compra da Forrester empresa norte americana que trabalha oferecendo soluções nesta área, apontam que:

  • 73% dos consumidores afirmam que ter o seu próprio tempo valorizado é um dos maiores diferenciais que uma empresa pode oferecer para realmente entregar um atendimento de qualidade.
  • 53% dos consumidores tendem a desistir de uma compra quando não conseguem encontrar respostas rápidas para suas dúvidas.
  • Consumidores já estão acostumados a pesquisar diferentes empresas, fornecedores, comparar preços e buscar pela melhor condição. Entretanto, ao encontrar uma dúvida sobre um produto e fazer a mesma pergunta para diferentes negócios, 78% dos consumidores irão comprar da primeira empresa que responder suas dúvidas, frequentemente colocando o valor em segundo plano.
Dados mais que convincentes não é mesmo?!

O tempo de resposta se tratando de vendas é questão de fechamento ou não. Por isso realizar a gestão do atendimento, elaboração de propostas e orçamentos com eficiência tornou-se mais que necessária.

Outra situação comum é que alguém poderia ser abordado por um membro da sua equipe comercial, desde que seja o momento certo para tal. Ou este lead entre em contato via telefone pedindo informações, orçamentos, demonstrando interesse pelo o que vocês têm a oferecer, nestes casos também os classificamos como leads.

Agora que já entendemos o que é um lead você será capaz de enxergar estas oportunidades com outra perspectiva isso. Porque, especialmente quando falamos do processo de compra por parte do cliente entendemos que ele não é feito de forma impulsiva, mas sim planejada. Ou seja, com muita pesquisa e relacionamento com a equipe comercial. Ainda mais se tratando de um investimento de alto valor agregado e com longa duração é uma decisão muito importante para o cliente no qual ele precisa de assertividade.

Em breve vamos disponibilizar mais conteúdos ricos sobre a jornada de compra do lead, funil de vendas e relacionamento para que juntos possamos otimizar a performance de vendas do seu negócio. Se você quiser receber mais materiais como este, assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.