PARE AGORA DE VENDER ENERGIA SOLAR!

É isso mesmo que você acabou de ler, não venda mais energia solar! Mas, tenha calma que vamos te explicar todos os detalhes de nossa inquietante afirmação.

Um estudo feito pelo Sebrae mostrou que em 2020 devem surgir aproximadamente 5 mil empresas instaladoras de energia solar e que 90% das empresas de energia solar que existem hoje, não existiam em 2016 (Absolar).

Esses dados demonstram o crescimento excepcional da competitividade no mercado, contextualizando com nosso tema esse fator aponta a importância de ter uma estratégia de venda assertiva, quem não se distingue torna-se apenas mais um na multidão.

Os consumidores modernos já estão cientes do grande leque de opções, e por isso tornaram-se mais exigentes e buscam por novas vantagens em sua experiência de compra. Assim, destacar o seu produto da concorrência já é uma necessidade para alcançar bons resultados.

Conheça bem seus concorrentes e público seu produto, comunicação precisa ser diferentes, quando você tem clareza estratégica do que o mercado oferece e como eles fazem isso, você é capaz de tomar decisões mais táticas e ter novos insights.

Um bom meio de captar essas informações e estuda-las é com uma análise SWOT, para compreender suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Observando cada ponto interno e externo, é mais fácil de entender como você pode destacar dos demais.

Elabore sua persona, que é uma representação fictícia de seus melhores clientes.

Para desenhar as personas você precisa definir a faixa etária média dos clientes, seus maiores problemas, objetivos, desejos, assim você conseguirá desenvolver estratégias que realmente impactam seus potenciais clientes.

Consequentemente, alcançará melhores resultados em vendas e marketing, por que seu discurso estará focado nos desejos e na melhor forma de resolver os problemas da persona.

Entenda, que se você focar apenas em divulgar e vender seus kits fotovoltaicos especificando marca, atributos técnicos entre outros argumentos vinculados apenas ao produto, sua empresa assim como a massiva maioria terá obrigatoriamente de concorrer por PREÇO, quem dá mais e recebe menos, nada vantajoso não é?!

                Aproxime-se do seu lead, alinhe as expectativas afim de criar um bom relacionamento, esse é o ponto chave para criar um bom relacionamento. Invista numa abordagem mais consultiva, que visa obter informações importantes, como, as necessidades e desejos do lead, esses dados facilitaram sua apresentação, com argumentos personalizados focando especificamente no contexto da pessoa que está em negociação. Essa mudança de atitude irá gerar ainda mais valor durante o processo de decisão de compra, por meio de informações táticas e perguntas oportunas.

Espero que ao longo do texto você tenha percebido a importância de entregar valor e não um produto, lembre-se de que elas compram os resultados que o produto trará, consequentemente crie um atendimento de VALOR, pois, valor = vale a pena comprar de você. Esperamos que estes insights transformem sua visão comercial e traga resultados positivos ao seu negócio.

#FicaaDica uma sugestão de leitura E-book 4 pilares para vender mais energia solar, nesse material você encontrará mais detalhes a respeito de vendas consultivas, boa leitura!